sexta-feira, 15 de março de 2013


Ibama captura iguana e alerta turistas sobre crimes ambientais no RN

Animal era usado para tirar fotos junto a visitantes das dunas de Pitangui.
Turistas podem responder por crimes ambientais.

Iguana capturado nas dunas já foi solto em Natal (Foto: Homero Medeiros)
Fiscais do Ibama no Rio Grande do Norte apreenderam um iguana adulto que estava sendo usado para tirar fotos com turistas nas dunas da praia de Pitangui, litoral Norte do estado. Segundo nota emitida pelo Ibama, a captura do animal foi baseda na Lei de Crimes Ambientais, que afirma que é crime “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente”.
O responsável pelo iguana foi identificado e conduzido para a delegacia de Extremoz, na Grande Natal, onde foi lavrado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO), onde ele responderá pelo crime na esfera penal e administrativa.
O iguana foi levado às dependências do Ibama, onde foi analisado. Na manhã desta quinta-feira (14), o animal solto no Parque das Dunas, uma parea de proteção ambiental em Natal.
As dunas douradas de Pitangui têm um intenso tráfego de bugueiros, que levam turistas para apreciar a paisagem. Em função dessa aglomeração, surgem pessoas com animais silvestres colocando-os para que os turistas passem a tirar fotos das belezas naturais acompanhados dos animais. Para Alexandre Rochinski, chefe da fiscalização do Ibama, é uma ação que tanto pode acarretar na transmissão de doenças, bem como na perpetuação do confinamento desses animais.
O Ibama alerta que se ficar caracterizado que o turista está participando da ação de exploração de animais silvestres, ele também poderá ser enquadrado na Lei de Crimes Ambientais.
fonte: g1 rn 

Nenhum comentário:

Postar um comentário